Trinta e cinco meninos e meninas, moradores das regiões de maior vulnerabilidade do Rio de Janeiro, foram, no último sábado, dia 13 de agosto, os protagonistas da Casa do Qatar, montada especialmente para as Olimpíadas na cidade. Eles são parte dos 16.239 crianças e adolescentes que foram inseridos na rede municipal de ensino por meio do Projeto Aluno Presente, uma iniciativa de combate ao fenômeno da criança fora da escola, realizada pela Associação Cidade Escola Aprendiz, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e financiada pela Fundação Education Above All do Qatar, por meio do programa global Educate a Child, presente em 40 países, sendo esta a sua única ação no Brasil.
As crianças e seus familiares, de bairros e comunidades como Fallet, Campinho, Bangu, Pedreira, em Costa Barros, Vila Vintém, Senador Camará, Vila Carioca e Novo Campinho, articuladores locais, gestores de territórios e membros da equipe central do projeto passaram a tarde em atividades típicas da cultura do Qatar, num ambiente especialmente construído para remontar a arquitetura dos mercados e residências do país. Eles puderam vivenciar uma visita guiada nas exposições interativas e conhecer paisagens, história e costumes típicos, fazer pintura de henna nas mãos, vestir roupas e adereços e tirar fotos, ouvir músicas tradicionais, aprender a escrever em árabe, conhecer a gastronomia e artesanato locais e assistir a vídeos sobre a corrida de camelos.
No final do dia, o projeto foi convidado a compartilhar o trabalho realizado com o público visitante da casa e representantes da Fundação Education Above All e das principais empresas do país, em um evento especial. A diretora executiva da Associação Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, e a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny, fizeram a apresentação institucional sobre a origem e a avaliação atual do trabalho. A coordenadora geral do projeto Aluno Presente, Julia Ventura, e a assessora da Secretaria Municipal de Educação, Ana Lúcia Barros, falaram da metodologia desenvolvida, conquistas e aprendizados. Após a apresentação, Natacha foi convidada a conceder uma entrevista à TV do Qatar para divulgação dos resultados do projeto.
“O município do Rio foi pioneiro em desenvolver um projeto de busca ativa de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão”, disse a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny. Ela defendeu ainda uma escola de qualidade para todos e frisou ter sido o projeto um dos responsáveis pela conquista de resgatar crianças que tinham deixado de estudar.
O adolescente Douglas Matheus da Silva, de 14 anos, morador de Inhoaíba, na Zona Oeste do Rio, falou sobre a mudança que teve a sua vida depois de entrar para a escola com a ajuda do projeto. “Quando eu estava fora da escola não tinha vontade de correr atrás dos meus sonhos. Hoje em dia, me sinto feliz e completo”, afirmou. Ele visitou a casa do Qatar com sua avó, Maria Neide José, de 49 anos, que foi até o microfone agradecer e pedir para darem continuidade ao projeto.
Já a jovem Maria Eduarda Pomar, de 13 anos, falou sobre a oportunidade de visitar a Casa do Qatar. “Achei interessante, pois nos aproximou de uma cultura nova e me fez perceber que os nossos planos e ideais não se limitam ao Brasil. Nós temos um mundo para colocar em prática, aquilo que desejamos e sonhamos”, disse a estudante, que faz parte do grêmio da Escola Municipal Presidente Café Filho, parceiro doGeral Presente na Escola, frente do projeto de combate à evasão escolar.
Wellington Campos Moreira de Castro, de 12 anos, morador do Fallet, em Santa Teresa, ficou dois anos sem estudar até ser localizado pelo articulador Jefferson da Silva. Os dois foram visitar a casa do Qatar e ficaram impressionados com o que viram. “Eu gostei das cadeiras no chão, das pessoas do Qatar, das roupas, das brincadeiras e da comida. Eu gostei de tudo, principalmente do estádio”, se referindo à maquete exposta no evento que o país está construindo para a Copa do Mundo, que vai sediar em 2022.
Para a articuladora local da equipe Zona Oeste II, Mayse Cruz, a possibilidade dos alunos e alunas conhecerem a cultura de um novo país é enriquecedora. “Todos ficaram encantados com a visita e me perguntaram se poderiam voltar outras vezes”, disse.
O Projeto Aluno Presente também foi notícia na última quinta-feira (11) no site Catraca Livre, do jornalista Gilberto Dimenstein, e na sua coluna na Rádio CBN. No clima das Olimpíadas na cidade do Rio de Janeiro, Dimenstein concedeu medalha de ouro para o país que investiu na realização deste projeto com foco na garantia universalizada do acesso à educação. Só a página do facebook do Catraca conta com mais de 100 milhões de interações e o site com 21 milhões de visitantes únicos e 71 milhões de páginas vistas por mês.
Leia aqui a matéria completa e escute o áudio da entrevista.