Com o Teatro Odylo Costa Filho quase lotado, o primeiro dia da Conferência Municipal teve como principal atividade as considerações das pessoas que formaram a mesa de abertura, entre elas, o desembargador Siro Darlan, o vice-prefeito da cidade do Rio de Janeiro Adilson Nogueira Pires, que também está à frente da secretaria de Desenvolvimento Social, e a adolescente Jamile Klesia Silva Santana, representando o público alvo das políticas públicas debatidas no evento.
Jamile, assim como outros participantes que tiveram oportunidade de falar para a plenária, condenou a Redução da Maioridade Penal, dizendo que os jovens são as maiores vítimas da violência, e não os culpados por ela. Outro momento interessante foi a apresentação da Orquestra Infantojuvenil da Ação Social Pela Música, projeto fundado há 15 anos pelo maestro Davi Machado, que promove inclusão social por meio da música.
Nossa equipe chegou a discutir nos territórios algumas questões sobre os direitos da criança e do adolescente nas Pré-conferências Municipais e nos dois dias da Conferência Municipal participou como “observador”. O trabalho do Aluno Presente foi lembrado e incluído entre as propostas de monitoramento do eixo 5 – Prevenção e Erradicação do trabalho infantil e proteção do adolescente trabalhador e violação de direitos de crianças e adolescentes em situação de rua.
As pessoas com direito a voto elegeram as questões que devem ser levadas para a Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, prevista para acontecer até o mês de agosto.
Outras informações no site www.cmdcario.com.br