O problema da criança fora da escola não é apenas da educação, mas envolve outros fatores de vulnerabilidade que estão presentes em áreas como da Saúde, Desenvolvimento Social, Habitação, entre outras. Portanto, estar articulado com os demais agentes públicos é definitivo para a resolução do problema. Uma das principais estratégias do projeto foi olhar o problema da criança fora da escola como uma questão multifatorial e perseguir soluções por meio da articulação intersetorial. Várias ações foram realizadas para semear um caminho de integração do poder público nos territórios de maior incidência de crianças e adolescentes fora da escola.
Uma delas foi a resolução da Secretaria Municipal de Educação, de número 1282, de 11 de dezembro de 2013, que constituiu um Grupo de Trabalho de Acompanhamento e Monitoramento do Projeto Aluno Presente. Na prática, são encontros mensais compostos por diferentes órgãos governamentais de âmbito municipal para acompanhar o desenvolvimento do projeto, articular estratégias em nível central que legitimem as ações em campo e que façam avançar a resolução do problema para estruturar uma política pública permanente para o município do Rio de Janeiro de inclusão de criança fora da escola.
Estão presentes neste encontro representantes dos seguintes órgãos: Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Programa Saúde na Escola (PSE Carioca), Rio + Social, do Instituto Pereira Passos, e da Casa Civil.