A Comunicação Comunitária é um dos eixos estruturantes das ações de divulgação e ampliação da visibilidade do projeto em meio ao seu público alvo, com o objetivo de gerar demanda espontânea por atendimento. Por meio da participação em ações sociais organizadas por instituições parceiras, da criação de peças para divulgar as principais mensagens do projeto em diversas mídias e a mobilização social nos territórios de toda a cidade, o projeto leva informações importantes para famílias, educadores, comunicadores e empresas sobre o problema da inserção e permanência da criança e do adolescente na sala de aula e como entrar em contato com o projeto quando tiverem notícias sobre crianças e adolescentes fora da escola.
São utilizados cartazes em associações de moradores, postos de saúde, clínicas da família, ônibus e estações de trem e de metrô, promovidas entrevistas da equipe em rádios e jornais comunitários e de grande imprensa e parcerias com times de futebol e escolas de samba mirins, além da distribuição de panfletos em locais de grande circulação.
Para o período de matrícula, o Projeto Aluno Presente elabora um plano para potencializar a divulgação nas comunidades, com estratégias que vão desde a utilização de carros de som, spots em rádios comunitárias, matérias em jornais comunitários, colocação de cartazes em estações de trem e metrô, faixas e folhetos específicos com informações sobre a matrícula e contatos onde a população pode buscar apoio para realizar as matrículas. Além disso, as equipes de campo mobilizam instituições locais que disponibilizam seus espaços físicos e até computadores para facilitar o acesso ao site da Matrícula Digital. Dessa forma, os articuladores locais do projeto prestam apoio direto nos territórios e agem para vencer os obstáculos que impedem a matrícula de crianças e adolescentes na rede municipal de ensino.
Uma das estratégias mais bem sucedidas dessa área foi a implementação do atendimento via Whatsapp. De janeiro a junho de 2016 foram recebidas mais de 500 mensagens de usuários buscando informações sobre o projeto e de como incluir crianças e adolescentes na escola. Conheça com mais detalhes as ações realizadas pela área de Comunicação Comunitária:
Carros de som Utilizado para divulgar ações de mobilização social ou as inscrições para matrícula digital. Com a presença ou não de um articulador local, o carro de som circula pelo território durante 4 horas diárias com o áudio elaborado pelo projeto. |
|
Rádios comunitárias Com programação transmitida por uma estação FM ou pela internet, diversas rádios comunitárias abriram espaço para o projeto por meio de entrevistas com equipes de campo e a veiculação gratuita do spot (áudio com informações). |
|
Jornais comunitários Veículo distribuído de forma gratuita entre os moradores que contribuiu para a disseminação de informações mais detalhadas sobre o projeto, como casos de sucesso, equipes ou a atuação especificamente na comunidade onde o jornal circula. |
|
Facebook Foi utilizado para fomentar o engajamento no combate à evasão escolar pela internet, além de divulgar os canais de comunicação do projeto. Com o apoio de instituições locais, empresas e perfis comunitários, a população entra em contato com o Aluno Presente para saber como inserir as crianças na escola. |
|
Transportes públicos Parceiros importantes na visibilidade do projeto, os veículos de transporte públicos Metrô Rio, Supervia Trens e Rio Ônibus contribuíram com a exposição de cartazes nos quadros de avisos e no interior dos ônibus assim como a veiculação de spots. Durante as campanhas, mais de 2 milhões de pessoas tiveram acesso às informações. |
|
Escolas de samba mirins A Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro, que reúne 16 agremiações, com cerca de 40 mil integrantes, entre crianças e adolescentes, apoiou o projeto, que esteve nos ensaios pré-Carnaval e no desfile do carnaval 2016, ao lado do sambista Monarco, na agremiação mirim da Portela, para mobilizar a população e difundir o projeto junto aos integrantes e suas comunidades. |
|
Futebol Uma das instituições cadastradas como parceira do projeto é o time de futebol Madureira E.C., que tem sede no subúrbio carioca e participa do campeonato carioca de futebol com equipes amadoras (sub-15 e sub-17). Nas partidas em casa, os jogadores do Madureira entram em campo com uma faixa do projeto, enquanto uma equipe de articuladores locais conversa com os torcedores. |
|
Panfletagem Nos períodos de matrícula digital, o projeto reforça a divulgação da Secretaria Municipal de Educação e distribui folhetos em pontos estratégicos da cidade, com informações importantes sobre as inscrições. Essa divulgação ocorre em locais de grande circulação, como por exemplo, a saída de estações de trem e metrô e calçadões, como o de Campo Grande e Bangu, na Zona Oeste da cidade. |
|
Livros infantis Criado para incentivar a leitura e ser distribuído a crianças e adolescentes em ações de mobilização social e busca ativa do projeto, o livro Professora, Estou Presente! conta a história do projeto com informações úteis às famílias (contatos dos órgãos públicos municipais), além de um encarte com atividades. |
|
Whatsapp O aplicativo utilizado por cerca de 100 milhões de brasileiros tornou-se uma ferramenta de comunicação entre o projeto e a comunidade que busca informações sobre a inserção e permanência na rede escolar. Como a maioria das pessoas utiliza o aplicativo com facilidade e a um custo baixo, muitas casos de criança fora da escola foram descobertos por meio dessa iniciativa. |
|
Faixas Colocada em ruas, viadutos ou na porta de instituições parceiras, a faixa de 3 x 1m é utilizada para comunicar os contatos para indicação de crianças e adolescentes fora da escola assim como para sinalizar um ponto de trabalho do projeto, onde é possível realizar a matrícula digital com o auxílio de articuladores locais. |
Materiais para download | ||
---|---|---|
Cartazes | Folheto 15 x 21 cm (frente e verso) | Livro “Professora Estou Presente!” |
Peça utilizada para divulgar o projeto nos quadros de aviso do metrô, trem, interior de ônibus e nas unidades de saúde. | Utilizado pelos articuladores locais para divulgação nos territórios, contém os contatos do projeto e informações sobre a iniciativa. | Essa publicação foi idealizada para atender à família inteira, pois enquanto a criança lê a história, que fala sobre o trabalho dos articuladores locais, a família tem informações sobre órgãos públicos, que podem contribuir com o acesso à educação. |
A4-AlunoPresente-SemLogo | https://www.alunopresente.org.br/wp-content/uploads/2014/08/AlunoPresente_Folheto_17ABR-10062015.pdf | aluno-presebte |
Post Card | Spot (áudio) | LOGO do projeto Aluno Presente |
Utilizado para divulgar o projeto pelas redes sociais ou pelo whatsapp. | Mensagem utilizada em rádios comunitárias e carros de som. | Marca que identifica visualmente a iniciativa. |
imagem | mp3 | logo (sem frase) |
Post Card | Post Card | Post Card |
Utilizado para divulgar o projeto pelas redes sociais ou pelo whatsapp. | Utilizado para divulgar o projeto pelas redes sociais ou pelo whatsapp. | Utilizado para divulgar o projeto pelas redes sociais ou pelo whatsapp. |
imagem | imagem | imagem |