O Projeto Aluno Presente possui também a ação de combate à evasão escolar intitulada de Geral Presente na Escola, que atua junto aos jovens, entre 11 e 15 anos, dos grêmios estudantis de 20 escolas do município buscando desenvolver e consolidar o protagonismo infanto-juvenil. Foi uma ferramenta decisiva para entender o problema do abandono da escola e poder, junto com os jovens, reverter esse quadro, incentivando neles a capacidade analítica, de diálogo e de pertencimento ao ambiente escolar.
Para auxiliar os integrantes de cada um dos grêmios, cinco educadoras trabalham a Educomunicação enquanto linguagem pedagógica. Essa ferramenta de comunicação é utilizada para criar canais de diálogo e troca dentro do ambiente escolar. São promovidas atividades semanais em 20 unidades municipais das 5ª, 6ª e 8ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) da cidade do Rio de Janeiro, sendo oito escolas da 8ª CRE, seis escolas da 6ª CRE e seis escolas da 5ª CRE, além de uma iniciativa pioneira junto ao CIEP Vinicius de Moraes. Seu objetivo central é impactar positivamente a redução da evasão escolar por meio da ação dos representantes discentes sobre suas escolas e demais estudantes, corpo docente e gestores.
Ao tornar-se conhecido pela comunidade escolar, o Geral Presente na Escola recebeu uma demanda espontânea da direção do CIEP Vinicius de Moraes, ligado à 3ª CRE, solicitando que o projeto também atuasse nesta escola, porém, junto aos alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental. Embora estivesse fora do grupo de escolas escolhidas e da faixa etária determinada, o Projeto Aluno Presente entendeu o benefício de valorizar essa demanda espontânea e poder atuar ainda numa faixa anterior à prevista, favorecendo ainda mais o princípio da própria ação, de conscientizar mais uma camada escolar sobre a evasão escolar.
Os grupos foram incentivados a criar ações, atividades, eventos e projetos para ajudá-los a identificar os problemas que acarretam a evasão escolar e a buscar soluções para minimizá-los, em um processo que contribui necessariamente na ampliação da consciência de cada envolvido em torno da questão. Entre as ações, destacam-se os “Encontrinhos”, ou encontros regionais, que são momentos de troca e de apresentações dos trabalhos realizados nas escolas para as demais envolvidas no projeto em cada região. É perceptível o envolvimento e a participação dos estudantes, que vêm demonstrando, inclusive, maior consciência sobre as questões sociais e políticas que os cercam. Conseguem discutir temas mais complexos e muitos fazem questão em colocar suas ideias para os outros grupos.
Algumas atividades desenvolvidas pelo projeto com os jovens, a saber:
• Bate papo com escritores,
• Campeonatos esportivos,
• Cartazes,
• Cine Pipoca,
• Criação de página no Facebook,
• Debates e palestras (temas: impacto das Olimpíadas para a cidade, Impeachment, Sexualidade, Cultura do Estupro, Cultura Indígena – com a participação do criador da 1ª Rádio web indígena do Brasil, cultura da paz, Plano Municipal de Livros e Literatura Brasileira, entre outros)
• Fanzine,
• Feira de Tecnologia,
• Jornal,
• Mural,
• Organização das festas julinas das escolas,
• Pesquisa,
• Rádio,
• Semana do Abraço e Campanha do Afeto,
• Semana Olímpica,
Trabalhar com a realidade de dentro para fora foi peça-chave no combate do problema da evasão escolar, como mostra uma pesquisa realizada nas 20 escolas atendidas pelo Geral Presente na Escola. Leia aqui a pesquisa completa.