Para atingir suas metas, o projeto se articula em rede, com familiares, educadores, equipes escolares, órgãos públicos e instituições locais, por meio de 1.541 instituições parceiras, entre associação de moradores, entidades privadas, instituições religiosas, lideranças comunitárias, ONGs, órgãos públicos, sociedade civil em geral, entre outros, para fortalecer o grupo que pode garantir a educação como um direito básico. Fator definitivo para a realização do projeto, essa frente de mobilização local depende bastante do trabalho do articulador local.
Ao entrar no território, ele deve conhecer os agentes locais, criar laços com essa rede, por meio da qual é possível reforçar e combater o fenômeno da criança fora da escola, e estruturar uma dinâmica de trabalho. Ele participa de reuniões mensais, divulga o trabalho realizado e integra ações, atividades e eventos, como campanhas especiais de matrícula digital e diversos eventos de serviços realizados pelas secretarias municipais para a disseminação e multiplicação do projeto.
Cabe ao articulador atuar de forma ativa, comprometida e estratégica, com capacidade de tecer relacionamentos de confiança com a população e tornar-se referência no território, atitude que lhe permite se aproximar das famílias para conseguir atendê-la.
Veja uma amostra dos parceiros espalhados pelo território no mapa abaixo.