Jornal e rádio internos; rodas de conversas; campeonatos esportivos; debates e palestras com temas como “Sexualidade, Cultura do Estupro” e “Impeachment” foram algumas das atividades realizadas este ano pelos alunos de 20 escolas municipais do Rio de Janeiro participantes do Geral Presente na Escola. A ação, de combate à evasão escolar, faz parte do Projeto Aluno Presente e desde setembro de 2015 atua junto aos grêmios estudantis buscando desenvolver e consolidar o protagonismo infantojuvenil e criar conexões e diálogos entre alunos e escola.
Com o intuito de trocar experiências e fomentar novas ideias e ações positivas de cada unidade, foram realizados encontros de encerramento das atividades desse ano. Os grêmios estudantis das escolas da 5ª CRE participaram, no dia 30 de novembro, de uma oficina de vídeo que aconteceu na E.M Malba Tahan, no Irajá, e as escolas da 8ª CRE conheceram a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), no dia 01 de dezembro.
Durante o encontro da 8ª CRE, o representante do grêmio estudantil da E.M Orestes Barboza, Breno Taveiros, ressaltou a importância do grêmio como forma de luta pelos direitos dos alunos. “Desanimamos por um período, porém, percebemos que se quisermos lutar pelos nossos direitos, não podemos ficar parados. No próximo ano, queremos colocar um bicicletário na escola. O principal motivo das faltas é a distância entre a escola e as casas”, afirmou.
“O aluno precisa ter voz e a escola é feita para eles. A vinda do Geral Presente na Escola foi fundamental para esse olhar. A partir dos resultados da pesquisa que realizamos com todas as turmas, identificamos que os estudantes queriam mais atividades culturais e, por isso, foram realizados concurso de desenhos sobre as Olimpíadas 2016 e oficinas de artes”, disse o vice- presidente da E.M Prefeito Juarez Antunes, João Lucas, de 13 anos.
Já a integrante do grêmio estudantil da E.M Presidente Café Filho Maria Eduarda Pomar destacou que o Geral Presente na Escola foi a base para todas as atividades realizadas esse ano, como a Rádio interna, a Sala de Leitura e a mais nova ação: a organização da formatura dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. “Esse ano, o grêmio deu um salto enorme. Fizemos com que a equipe educacional reconhecesse a nossa atuação e criamos uma gestão colaborativa, ou seja, nós temos uma verba disponibilizada pela direção escolar para realizamos nossas atividades. Nós sabíamos o que fazer, porém, não sabíamos como fazer. O Geral Presente nos deu esse direcionamento”, afirmou.
Para auxiliar os integrantes de cada um dos grêmios a entender quais eram os problemas do abandono escolar e reverter esse quadro, cinco educadoras e a gestora de Educadores, Cintia Soares, trabalharam a Educomunicação enquanto linguagem pedagógica durante as atividades realizadas semanalmente.
“Nós não só trabalhamos com o protagonismo infantojuvenil, como também com a questão de estimular e desenvolver o trabalho dos grêmios estudantis. Ou seja, torná-los ativos dentro de cada escola. Dos 20 grêmios que o Geral Presente na Escola entrou para auxiliar, apenas dois funcionavam normalmente e hoje podemos falar que 80% deles têm uma atuação efetiva dentro da escola”, concluiu Cintia.
Leia aqui a pesquisa realizada pelos grêmios estudantis do Geral Presente na Escola.