“O grêmio é essencial para ouvirmos a opinião dos alunos e saber o que se passa dentro da escola e, com isso, compartilhar as ideias e transformar essa realidade”, destacou a Maria Eduarda Pomar, de 13 anos, que faz parte do Grêmio da E.M Presidente Café Filho, em Vila Kennedy.
Junto com ela, mais oito alunos, com idade entre 12 e 16 anos, atuam no Grêmio Estudantil da unidade desenvolvendo estratégias para o enfrentamento da evasão escolar. Os jovens participam de reuniões semanais com a educadora Juliana Gomes, do Geral Presente na Escola – ação do projeto Aluno Presente que trabalha planejando, elaborando e executando campanhas de combate à evasão escolar a partir do protagonismo juvenil – e com o acompanhamento de um professor de referência. Na Presidente Café Filho, quem faz esse papel é a professora Bárbara Ribeiro.
“Com apoio de nossa ação, os membros do grêmio estudantil vêm buscando maior autonomia e participação na gestão escolar, estando presente em CEs (Centro de Estudos) e COCs (Conselhos de Classe). O intuito é ter momentos de troca com o corpo docente. Além disso, eles estão preparando uma pesquisa diagnóstica para pensarem em estratégias no combate à evasão escolar”, afirmou a Gestora da ação, Cíntia Soares.
A atuação mais recente do grêmio da escola de Vila Kennedy foi a criação da rádio, que funciona todos os dias na entrada e saída dos dois turnos. “A sala que hoje é a rádio era cheia de entulhos. Nós limpamos e montamos aos poucos a aparelhagem, mas estamos ainda aprofundando essa relação da comunidade escolar com a rádio. A força de vontade que nós temos para realizar as ações do dia a dia é incrível”, disse a presidente do Grêmio, Andressa Ramos, do 9º ano.
Outra ação de destaque foi a Feira do Livro “Café com Letras”, realizada ano passado. “Nós separamos os livros da biblioteca que ninguém mais lia e organizamos esse evento. Foi bacana porque muitos alunos pegaram e levaram para casa”, ressaltou Vitória Santana, de 13 anos.
Para a diretora da unidade, Aline Marques, o grêmio tem um papel ativo dentro da escola. “Eles sempre têm boas ideias, são participativos e possuem um diálogo mais próximo com os outros alunos. O trabalho do Geral Presente na Escola foi fundamental para isso”, concluiu.