Integrantes do “Geral Presente na Escola”, ação do Aluno Presente que trabalha com grêmios das escolas municipais do Rio de Janeiro, participaram, na última semana, de três encontros da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), programa do Unicef que reúne jovens e agentes públicos e da sociedade civil para discutirem caminhos que levem à redução da desigualdade social. Intitulados de “Fóruns Territoriais” e organizados de forma intersetorial, reunindo membros municipais da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, além de ONGs, esses eventos foram focados nas zonas Norte e Oeste, bairros das 5ª, 6ª e 8ª Coordenadorias Regionais de Educação (CRE).
O primeiro “Fórum Territorial” aconteceu no dia 28 de junho, na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna. Os alunos debateram sobre a manutenção do espaço escolar (foto) e a prevenção da gravidez na adolescência. Nessa roda de conversa, os jovens argumentaram que nem sempre os postos de saúde têm médicos para garantir a orientação sexual aos adolescentes.
A segunda participação da equipe do Aluno Presente ocorreu no dia 30 de junho, na quadra da Portela, escola de samba de Madureira.
Maria da Conceição Loiola, gestora de território da equipe Zona Norte II, do Aluno Presente, disse que os “Fóruns Territoriais” é um espaço que consolida a valorização da participação social como elemento para a construção de políticas públicas. “O Aluno Presente tem feito não só a inclusão, mas também o acompanhamento para que essas crianças não deixem de frequentar a escola”, disse.
A coordenadora nacional da PCU, Luciana Phebo, elogiou a contribuição do Aluno Presente para a redução das desigualdades sociais no Rio de Janeiro e disse que o Unicef tem interesse em levar o projeto para outras cidades do Brasil. Veja o vídeo.
Já no sábado, 02 de julho, a Zona Oeste recebeu o último “Fórum Territorial”. Em Bangu, a participação da juventude se destacou na análise dos indicadores para garantir uma cidade mais equilibrada. Participante do grêmio estudantil que integra o Geral Presente na Escola, Maria Eduarda Pomar Fernandes, do 8º ano, destacou a importância de promover eventos onde a troca de ideias entre os adolescentes seja considerada. Ela foi aplaudida ao dizer que não há barreiras que impeçam os jovens de interagirem com outros grupos, mesmo os de regiões consideradas rivais pelo poder paralelo.
A Plataforma dos Centros Urbanos está comprometida com a redução dos seguintes indicadores sociais no Rio de Janeiro: Taxa de mortalidade neonatal; Percentual de nascidos vivos de gestantes com sete ou mais consultas de pré-natal; Taxa de homicídios entre adolescentes de 10 a 19 anos; Taxa de mortes por outras causas externas entre adolescentes de 10 a 19 anos; Percentual de nascidos vivos filhos de mulheres de 10 a 19 anos; Taxa de distorção idade-série no ensino fundamental municipal; Percentual de crianças de 4 a 5 anos matriculadas na educação infantil municipal; Percentual de escolas da rede municipal que atingiram ou ultrapassaram a meta do Ideb (anos iniciais e anos finais); Percentual de crianças atendidas pelo Benefício de Prestação Continuada que estão na escola; Percentual de escolas de educação básica que possuem quadra esportiva.
Para saber mais acesse www.unicef.org/brazil/pt/where_13615.htm.