A Associação Cidade Escola Aprendiz, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e a Fundação Education Above All do Qatar, por meio do seu programa internacional Educate a Child, presente em 40 países, compõem o trio responsável pela realização de uma experiência pioneira no Brasil em prol da garantia do direito básico à educação. O Projeto Aluno Presente é um trabalho de ação direta e articulada para a garantia do direito à educação básica às crianças e adolescentes em idade escolar. Sua atuação se dá por meio da localização, identificação e reinserção de crianças e adolescentes, entre 06 e 14 anos de idade, que estão fora da escola ou em risco de evasão escolar no município do Rio de Janeiro e do acompanhamento contínuo para sua permanência na escola.

Parceiros

 

ASSOCIAÇÃO CIDADE ESCOLA APRENDIZ
www.cidadeescolaaprendiz.org.br

Criada em 1997, em São Paulo, a Associação Cidade Escola Aprendiz é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que desenvolve e promove a proposta Bairro-escola, aproximando e articulando escolas, comunidades, organizações sociais, empresas e poder público em um compromisso coletivo pela educação. Com projetos em diversas cidades do país, o Aprendiz pesquisa e divulga experiências de referência em educação integral, elabora e disponibiliza metodologias e materiais de apoio à gestão escolar, realiza formações para educadores, gestores e lideranças sociais, e busca contribuir na construção e implantação de políticas públicas de educação. No Projeto Aluno Presente, do Programa Educate a Child, é responsável pela formatação e gerenciamento geral das atividades, formação e coordenação da equipe, avaliação e monitoramento, articulação de organizações comunitárias e do poder público, e sistematização da metodologia para que possa ser replicada em outros países, particularmente na América Latina.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
www.rio.rj.gov.br/web/sme

A Secretaria Municipal de Educação (SME) tem como missão elaborar a política educacional do Rio de Janeiro, coordenar a sua implantação e avaliar os resultados, com o objetivo de assegurar a excelência na Educação Pública no Ensino Fundamental e na Educação Infantil, contribuindo para formar indivíduos autônomos e habilitados a se desenvolver profissionalmente e como cidadãos. A Secretaria de Educação é responsável pela Educação Infantil (6 meses a 5 anos); o Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e a Educação de Jovens e Adultos do município do Rio de Janeiro. Com uma das maiores redes públicas de ensino da América Latina, a SME atende mais de 646.000 alunos em mais de 1.500 unidades de ensino. Parceiro primordial do projeto, a SME garante o alinhamento dos objetivos e o engajamento de suas equipes técnicas e escolas nas ações, assim como articula as demais instâncias governamentais para execução das atividades e efetivação das estratégias planejadas.

FUNDAÇÃO EDUCATION ABOVE ALL
www.educationaboveall.org

A Fundação Education Above All (estabelecida em Doha, no Qatar) lançou em 2012 o seu programa Educate a Child, uma iniciativa global que tem como missão trabalhar para reduzir significativamente, em todo o mundo, o número de crianças que estão sem os seus direitos garantidos à educação. Estima-se que 121 milhões (dados de janeiro de 2015) de crianças de 6 a 15 anos no mundo não têm acesso à educação, a grande maioria delas vivendo em extrema pobreza. Esse número inclui crianças afetadas por conflitos e desastres naturais, mas também aquelas em favelas urbanas ou áreas rurais remotas e grupos que possam enfrentar desafios específicos por questões de gênero ou necessidades especiais. O programa Educate a Child está hoje presente em 40 países e, junto com seus parceiros, já inseriu mais de seis milhões de crianças em programas educacionais, empenhados em alcançar a meta de 10 milhões de crianças até o final de 2016. No Brasil, a organização orienta as diretrizes gerais e metas do Projeto Aluno Presente, financia sua operação, e acompanha e avalia as atividades realizadas.

Parceiros Realizadores
 
    Educate a Child logo-acea logo-rj  
Como Chegamos até aqui
2013
Estabelecimento da parceria com a Fundação Education Above All, do Qatar, e com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. A patir de maio de 2013, teve início a estruturação do projeto.

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Outubro de 2013 a abril de 2014
Desenvolvimento do diagnóstico socioterritorial pelo Observatório de Favelas.
Outubro de 2013 a abril de 2014
Realização do projeto piloto na 8ª CRE (Zona Oeste), com uma equipe de campo de cinco articuladores e uma gestora de território.

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Dezembro de 2013
Publicação no Diário Oficial da resolução de número 1282, pela Secretaria Municipal de Educação, para a constituição de um Grupo de Trabalho de Acompanhamento e Monitoramento do Projeto Aluno Presente.
Maio de 2014
Expansão do projeto para as áreas das 3ª e 9ª CREs, com a contratação de 10 novos articuladores e uma gestora de território, totalizando 15 articuladores e dois gestores de território.
Setembro de 2014
Ampliação do projeto para todas as regiões da cidade, totalizando cinco equipes de campo, com 50 articuladores locais e cinco gestores de território.

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Outubro – Dezembro de 2014
Apoio à matrícula digital realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Dezembro de 2014
Alcance da meta do primeiro ano do projeto, com 3.358 crianças inseridas na escola.
Julho de 2015
Parceria com a Plataforma de Centros Urbanos do UNICEF nos territórios de Acari, Costa Barros, Barros Filho, Madureira, Vila Kennedy e Vila Aliança.
Setembro de 2015
Criação do Geral Presente na Escola, ação de combate à evasão escolar, de fortalecimento dos grêmios escolares, junto a 20 escolas da rede pública, que tinham alto índice de abandono.

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Outubro de 2015
Realização do Seminário Técnico Aluno Presente.

Reunão com diretores das escolas da 8° CRE. EsAO, Deodoro.

Outubro a dezembro de 2015
Apoio à matrícula digital realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
 Dezembro de 2015
Alcance da meta do segundo ano do projeto, com 7.650 crianças inseridas na escola.
 Janeiro de 2016
Início de consolidação de uma política pública intersetorial em torno da criança fora da escola, por meio do Grupo de Trabalho Intersetorial, envolvendo as secretarias municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, Programa Saúde na Escola (PSE Carioca), Rio + Social, do Instituto Pereira Passos, e Casa Civil.
Maio de 2016
Contratação de mais 20 novos articuladores locais.

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 Junho de 2016
Lançamento do Programa de Formação em Políticas Públicas e Intersetorialidade do Projeto Aluno Presente para gestores públicos do município, em parceria com o British Council por meio do programa Institutional Skills do Newton Fund.

Projeto Aluno Presente - Formação em Políticas Públicas e Intersetorialidade em 30 de junho de 2016.

Junho de 2016
Alcance de 80% da meta estabelecida, com 16.239 crianças inseridas.
Julho de 2016
Anuência da Casa Civil para a consolidação da Política Pública Intersetorial.
Agosto de 2016
Participação do projeto na Casa do Qatar, durante as Olimpíadas, com a apresentação dos resultados e metodologia desenvolvida e a visita de 40 jovens atendidos, suas famílias e colaboradores do projeto.

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Setembro de 2016
Início do projeto piloto para fundamentação da Política Pública Intersetorial na região de Acari.
 Outubro de 2016
 Superação da meta estabelecida para os três anos de projeto,  com 21.807 crianças inseridas na escola.
 Novembro de 2016
Realização do Seminário Internacional Aluno Presente: a educação é um direito. De todas e todos

A Associação Cidade Escola Aprendiz, por meio do Projeto Aluno Presente, realizou o Seminário Internacional Aluno Presente, que aconteceru no dia 22 de novembro no Rio de Janeiro, das 8h30 às 17h00, no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Novembro de 2016
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Lançamento do “Guia Prático para Gestores Públicos: tecnologia social desenvolvida pelo projeto Aluno Presente para a superação do fenômeno das crianças e adolescentes fora da escola”, de Eliana Sousa Silva e Miriam Krenzinger.

Dezembro de 2016 – Encerramento do projeto em campo