A Associação Cidade Escola Aprendiz, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e a Fundação Education Above All do Qatar, por meio do seu programa internacional Educate a Child, presente em 40 países, compõem o trio responsável pela realização de uma experiência pioneira no Brasil em prol da garantia do direito básico à educação. O Projeto Aluno Presente é um trabalho de ação direta e articulada para a garantia do direito à educação básica às crianças e adolescentes em idade escolar. Sua atuação se dá por meio da localização, identificação e reinserção de crianças e adolescentes, entre 06 e 14 anos de idade, que estão fora da escola ou em risco de evasão escolar no município do Rio de Janeiro e do acompanhamento contínuo para sua permanência na escola.
Parceiros
ASSOCIAÇÃO CIDADE ESCOLA APRENDIZ
www.cidadeescolaaprendiz.org.br
Criada em 1997, em São Paulo, a Associação Cidade Escola Aprendiz é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que desenvolve e promove a proposta Bairro-escola, aproximando e articulando escolas, comunidades, organizações sociais, empresas e poder público em um compromisso coletivo pela educação. Com projetos em diversas cidades do país, o Aprendiz pesquisa e divulga experiências de referência em educação integral, elabora e disponibiliza metodologias e materiais de apoio à gestão escolar, realiza formações para educadores, gestores e lideranças sociais, e busca contribuir na construção e implantação de políticas públicas de educação. No Projeto Aluno Presente, do Programa Educate a Child, é responsável pela formatação e gerenciamento geral das atividades, formação e coordenação da equipe, avaliação e monitoramento, articulação de organizações comunitárias e do poder público, e sistematização da metodologia para que possa ser replicada em outros países, particularmente na América Latina.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
www.rio.rj.gov.br/web/sme
A Secretaria Municipal de Educação (SME) tem como missão elaborar a política educacional do Rio de Janeiro, coordenar a sua implantação e avaliar os resultados, com o objetivo de assegurar a excelência na Educação Pública no Ensino Fundamental e na Educação Infantil, contribuindo para formar indivíduos autônomos e habilitados a se desenvolver profissionalmente e como cidadãos. A Secretaria de Educação é responsável pela Educação Infantil (6 meses a 5 anos); o Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e a Educação de Jovens e Adultos do município do Rio de Janeiro. Com uma das maiores redes públicas de ensino da América Latina, a SME atende mais de 646.000 alunos em mais de 1.500 unidades de ensino. Parceiro primordial do projeto, a SME garante o alinhamento dos objetivos e o engajamento de suas equipes técnicas e escolas nas ações, assim como articula as demais instâncias governamentais para execução das atividades e efetivação das estratégias planejadas.
FUNDAÇÃO EDUCATION ABOVE ALL
www.educationaboveall.org
A Fundação Education Above All (estabelecida em Doha, no Qatar) lançou em 2012 o seu programa Educate a Child, uma iniciativa global que tem como missão trabalhar para reduzir significativamente, em todo o mundo, o número de crianças que estão sem os seus direitos garantidos à educação. Estima-se que 121 milhões (dados de janeiro de 2015) de crianças de 6 a 15 anos no mundo não têm acesso à educação, a grande maioria delas vivendo em extrema pobreza. Esse número inclui crianças afetadas por conflitos e desastres naturais, mas também aquelas em favelas urbanas ou áreas rurais remotas e grupos que possam enfrentar desafios específicos por questões de gênero ou necessidades especiais. O programa Educate a Child está hoje presente em 40 países e, junto com seus parceiros, já inseriu mais de seis milhões de crianças em programas educacionais, empenhados em alcançar a meta de 10 milhões de crianças até o final de 2016. No Brasil, a organização orienta as diretrizes gerais e metas do Projeto Aluno Presente, financia sua operação, e acompanha e avalia as atividades realizadas.
Parceiros Realizadores | |||||
---|---|---|---|---|---|
Como Chegamos até aqui |
---|
2013 |
Estabelecimento da parceria com a Fundação Education Above All, do Qatar, e com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. A patir de maio de 2013, teve início a estruturação do projeto. |
Outubro de 2013 a abril de 2014 |
Desenvolvimento do diagnóstico socioterritorial pelo Observatório de Favelas. |
Outubro de 2013 a abril de 2014 |
Realização do projeto piloto na 8ª CRE (Zona Oeste), com uma equipe de campo de cinco articuladores e uma gestora de território. |
Dezembro de 2013 |
Publicação no Diário Oficial da resolução de número 1282, pela Secretaria Municipal de Educação, para a constituição de um Grupo de Trabalho de Acompanhamento e Monitoramento do Projeto Aluno Presente. |
Maio de 2014 |
Expansão do projeto para as áreas das 3ª e 9ª CREs, com a contratação de 10 novos articuladores e uma gestora de território, totalizando 15 articuladores e dois gestores de território. |
Setembro de 2014 |
Ampliação do projeto para todas as regiões da cidade, totalizando cinco equipes de campo, com 50 articuladores locais e cinco gestores de território. |
Outubro – Dezembro de 2014 |
Apoio à matrícula digital realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. |
Dezembro de 2014 |
Alcance da meta do primeiro ano do projeto, com 3.358 crianças inseridas na escola. |
Julho de 2015 |
Parceria com a Plataforma de Centros Urbanos do UNICEF nos territórios de Acari, Costa Barros, Barros Filho, Madureira, Vila Kennedy e Vila Aliança. |
Setembro de 2015 |
Criação do Geral Presente na Escola, ação de combate à evasão escolar, de fortalecimento dos grêmios escolares, junto a 20 escolas da rede pública, que tinham alto índice de abandono. |
Outubro de 2015 |
Realização do Seminário Técnico Aluno Presente. |
Outubro a dezembro de 2015 |
Apoio à matrícula digital realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. |
Dezembro de 2015 |
Alcance da meta do segundo ano do projeto, com 7.650 crianças inseridas na escola. |
Janeiro de 2016 |
Início de consolidação de uma política pública intersetorial em torno da criança fora da escola, por meio do Grupo de Trabalho Intersetorial, envolvendo as secretarias municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, Programa Saúde na Escola (PSE Carioca), Rio + Social, do Instituto Pereira Passos, e Casa Civil. |
Maio de 2016 |
Contratação de mais 20 novos articuladores locais. |
Junho de 2016 |
Lançamento do Programa de Formação em Políticas Públicas e Intersetorialidade do Projeto Aluno Presente para gestores públicos do município, em parceria com o British Council por meio do programa Institutional Skills do Newton Fund. |
Junho de 2016 |
Alcance de 80% da meta estabelecida, com 16.239 crianças inseridas. |
Julho de 2016 |
Anuência da Casa Civil para a consolidação da Política Pública Intersetorial. |
Agosto de 2016 |
Participação do projeto na Casa do Qatar, durante as Olimpíadas, com a apresentação dos resultados e metodologia desenvolvida e a visita de 40 jovens atendidos, suas famílias e colaboradores do projeto. |
Setembro de 2016 |
Início do projeto piloto para fundamentação da Política Pública Intersetorial na região de Acari. |
Outubro de 2016 |
Superação da meta estabelecida para os três anos de projeto, com 21.807 crianças inseridas na escola. |
Novembro de 2016 |
Realização do Seminário Internacional Aluno Presente: a educação é um direito. De todas e todos |
Novembro de 2016 |
Lançamento do “Guia Prático para Gestores Públicos: tecnologia social desenvolvida pelo projeto Aluno Presente para a superação do fenômeno das crianças e adolescentes fora da escola”, de Eliana Sousa Silva e Miriam Krenzinger. |
Dezembro de 2016 – Encerramento do projeto em campo |